Pictografado por Dinorah A. Simas Enéas
Guia de Dona Chiquita, guia condutor da Casa do Coração.
A biografia de Canagé, dada por Antonio de Aquinona Revista Novo Horizonte, revista esta fundada e publicada pela Cabana de Lysis, nos diz o seguinte:
Dificilmente se encontra um espírito que na terra tenha tomado tantos nomes ilustres, em suas sucessivas encarnações, como o humilde Canagé - seu nome significa "a sombra do capim".
Sabemos, através de outras comunicações , que Canagé renasceu entre os selvagens brasileiros na época do descobrimento, a fim de com sua bagagem espiritual ajudar na paz que deveria reinar entre descobridores e os filhos da terra. Nesta ocasião , teve ele sua alma amada, Itacy e junto aos dois Taquary, espíritos muito ligados de longínquas épocas.
Uma outra reencarnação sua aqui na terra foi como Dante Alighieri (1265 - 1321) poeta italiano nascido em Florença, autor do poema conhecido como "Divina Comédia", sua maior obra e uma das obras-primas da literatura universal. O grande amor de sua juventude foi seu amor por Beatriz Portinari (amor que não chegou a se concretizar uma vez que ele foi obrigado a se casar com Gemma Donatti, sua prometida desde a meninice, e Beatriz com Simon dei Bardi (1289) tendo Beatriz morrido no ano seguinte. - É também interessante dizer que ele teve uma filha monja que se chamava Beatriz. Teve grande participação na vida pública.
É de crer-se que o amor de Dante e Beatriz tenha se realizado na reencarnação da doce Itacy e de Canagé.
A ligação espiritual entre os dois espíritos, Canagé e Chiquita, vem da seguinte época. Ele, um homem do povo, leproso. Ela uma patrícia romana. Por ser leproso ele foi obrigado a afastar-se da família e morar no Vale dos Imundos. Às vezes, à noite ele saía e dirigía-se à cidade na esperança de ver a família. Em uma dessas noites, Chiquita, então a patrícia romana o viu passar, e este, vendo-a, procurou esconder-se. Chiquita, condoeu-se da sua situação e jogou para ele o manto que a cobria. A partir dai, a gratidão do então leproso ligou aqueles dois espíritos.