Temas em foco
O QUE DIZEM OS ESPÍRITOS
O Livro dos Espíritos
Fé inabalável é aquela que pode encarar a razão face a face,
em todas as épocas da Humanidade. (Allan Kardec)
Para podermos 'crer', antes de tudo, precisamos compreender aquilo que cremos. A crença sem raciocínio não passa de fé cega, de uma crendice ou mesmo superstição. Antes de aceitarmos algo como verdade, devemos analisá-lo bem.
O que dizem os Espíritos, é portanto, um convite a essa análise; a essa reflexão, tendo como base "O Livro dos Espíritos", pois é repleto de ensinamentos visando conduzir o homem atual à redescoberta de si mesmo, no campo do espírito, fornecendo-lhes recursos para que compreenda, sem mistério, que é, de onde veio e para onde vai.
Espíritas! Amái-vos; este o primeiro ensinamento; instrui-vos, este o segundo.
(Espírito Verdade - Paris, 1860 - Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.VI)
O Livro dos Espíritos pela forma didática como é organizado - "perguntas e respostas" - oferece excelente base no estudo e entendimento das questões espirituais, no entanto, como recomendado pela Doutrina Espírita, deve ser considerado como um ponto de partida em nossa busca, que deve ser constante, por novos conhecimentos, maior consciência e progresso, conforme está em nosso destino.
O que dizem os Espíritos, traz também comentários baseados na coleção Filosofia Espírita (psicografia de João Nunes Maia ditado pelo espírito Miramez).
Filosofia Espírita é uma coleção composta por dez obras, sendo que cada uma contém dois livros, totalizando 20 volumes que foram originalmente editados. O volume I e II, comenta as questões de números 1 a 102 de O Livro dos Espíritos, que ajudam a se aprofundar mais nesse tesouro espiritual e basilar da Doutrina Espírita.
É uma coleção que desperta valores morais e espirituais, abrindo caminhos para que a caridade se solidifique, ampliando o saber em sequências admiráveis.