Eusápia Palladino e A Mesa Flutuante
Uma impressionante experiência da mediunidade de Eusápia Paladino está descrita por "CHEIRO" (Conde Louis Hamon) num novo livro fascinante, hoje publicado.
Eusápia será relembrada como uma das mais poderosas médiuns que foi objeto de prolongada investigação científica.
Em seu caso, quando o poder era insuficiente, ela abertamente e deliberadamente auxiliava materialmente a produção do fenômeno, mas sob condições favoráveis, quando se empregava esforços para assegurar a legitimidade do fenômeno, sua mediunidade atingia graus elevados. Em adição ao grande numero de cientistas que valentemente testemunharam o valor de sua medi unidade, está o célebre ilusionista norte americano, Mr. Thurston Howard (Howard Thurston), um dos convertidos O conde Hamon foi muito feliz de ter tido uma vivida experiência de sua medi unidade sob todas condições para observação. Em seu último livro MISTÉRIOS E ROMANCES DOS MAIORES OCULTISTAS DO MUNDO ele descreve sua experiência. Diz ele:
Quando eu estava hospedado na Villa La Floridena, em Nápoles, propriedade de um rico americano, Major Alexandre Henry Davis, numa tarde de domingo, este perguntou a seus hóspedes que espécie de divertimento eles desejavam.
Como o nome de Paladino estava na mente de todos, naquele tempo (1903-4), foi pedida a sua presença, na vila. De boa vontade, o Major Davis mandou um carro para busca-Ia e, em menos de uma hora, ela chegava.
Nós estávamos na biblioteca, ao pé de uma escada de mármore, um grande e bonito aposento com muitas janelas que davam soberba vista sobre a célebre Baía de Nápoles, quando um criado anunciou - Signora Eusápia Paladino.
Todos se voltaram para a entrada e viram uma mulher pequena, de olhar tímido, de pé, na parte superior dos degraus de mármore.
O Major Davis, falando em italiano, deu-lhe as boas vindas e então, tenho tristeza de dizê-lo. de modo sarcástico disse: - Signora, ouvimos falar de seus poderes como "movedora de mobília", assim. mandei busca-la para mostrar a meus hóspedes algumas de suas habilidades. Suponho que a Signora quererá as cortinas abaixadas e o aposento tão preto como possível.
Muito timidamente, a mulherzinha respondeu: - "Não senhor, algumas vezes obtenho resultados igualmente bons, tanto na luz como na escuridão, mas nada posso prometer. Somente farei o melhor possível para apresentar vos resultados."
O Major Davis acendeu um charuto descomunalmente comprido e afastou-se por uma posição, com suas costas apoiadas contra uma pesada caixa d
Paladino desceu, vagarosamente, pela escada e, de modo atemorizado, pensei eu, olhou para os seis espectadores assentados em vários lugares.
Eu não podia deixar de sentir-me triste pela mulher. Não importa quais os seus poderes de levitação, parecia uma prova dura a que estava submetida naquela sala brilhantemente iluminada e o Major Davis no extremo, com seus olhos perscrutadores vigiando qualquer movimento que ela fazia, enquanto a fumaça de seu comprido charuto parecia transformar-se num grande ponto de interrogação sobre a sua cabeça.
O Major Davis era muito rico e não se importava com O dinheiro que gastava com seus divertimentos, mas a expressão sarcástica, nos seus olhos, mostrava francamente que, desta vez, ele perdera seu dinheiro e nada poderia possivelmente acontecer.
Paladino aproximou-se mais um pouco do centro da sala, com a boca ligeiramente aberta e lábios em rápido movimento. Para mim, ela estava fazendo uma oração silenciosa.
Subitamente, seus olhos foram atraídos para uma grande mesa de mármore que estava à sua frente. Eia estendeu suas mãos naquela direção: toda sua aparência mudou: em lugar da mulher tímida que estivera de pé, irresoluta, no topo da escada, um momento antes. ela, agora. erguia-se em toda a sua altura, com todos os membros do seu corpo em tensão.
Então, aconteceu o extraordinário: em plena luz do dia, todos, na sala, viram duas linhas compridas de substância esbranquiçada procederem de suas mãos estendidas e alcançar a mesa.
Era esta a primeira vez que eu via o fenômeno, em plena claridade do dia. No momento em que as linhas de força esbranquiçadas tocaram a mesa, ela começou a mover-se. Era uma mesa descomunalmente grande e pesada, todo o tampo formado de uma sólida peça de mármore de carrara. A princípio, ela se movia vagarosamente; em seguida, mais rapidamente e, para assombro de todos, ela era impelida por uma força irresistível, na direção em que o Major Davis estava.
Paladino não saiu da posição que tomara no centro da sala; estava de pé, feito uma estátua, com as mãos estendidas na direção da mesa, porém, com uma expressão vaga nos olhos, como desinteressada do que acontecia.
A mesa aproximava-se rapidamente do Major Davis. Ele continuava a tirar baforadas do seu enorme charuto e com uma expressão incrédula espalhada no rosto.
A extremidade da mesa, finalmente, chegou à linha da cintura e começou a apertá-lo, firmemente, para trás, contra a caixa de carvalho. O Major Davis não era homem que se submetia facilmente; foi só depois de reconhecer a impotência do poder da vontade que, finalmente, gritou por socorro. Sir Fletcher Moulton, o eminente advogado, e eu fomos socorre-lo. Empregamos toda a força para afastar a mesa, porém, nossas forças unidas eram ineficazes. Chamamos os criados. quatro homens fortes e decididos; eles meteram mãos á obra, mas a pressão contra o Major Davis continuava a aumentar! Não sei o que teria acontecido, se eu não agarrasse a frágil forma de Paladino, pondo-a de lado do Major Davis. Ela parecia estar em estado de transe e não sabia o que se passava, mas, no momento em que suas mãos tocaram a mesa, começou o movimento reverso, movendo-se, lentamente, para trás e, assim. continuou até chegar ao centro do aposento em que parou.
O major Davis perdeu o desejo de nova demonstração de "mobília movente", depois daquela primeira experiência.
("The Two Worlds" - Trad. W. Campello) Revista Internacional do Espiritismo.
(Republicado na Revista Novo Horizonte - 1981 - nº 35 ano 29)
Artigos
Temas em foco
Contribuições
Banco: Bradesco (237)
Agência: 0213
Nº Cta: 72949-3
CNPJ: 33.991.704/0001-22
PIX: 33 991 704 0001 22 (nossa chave PIX é o nosso CNPJ)
Favor enviar comprovante de depósito para:
casadocoracao.suporte@gmail.com